O POLICARBONATO




O precursor do policarbonato foi o químico austríaco Alfred Einhorn que, num trabalho puramente acadêmico, fez uma comunicação científica a respeito em 1898, Quando o carbono está ligado a três moléculas de oxigênio por um processo de polimerização de condensação, o produto resultante é o famoso Policarbonato. Então podemos dizer que o Policarbonato foi realmente desenvolvido pela primeira vez em 1898, com pesquisas posteriores existentes até 1930, epoca essa em que o material foi deixado de lado. Porém em meados dos anos 1950, a General Electric reintroduziu o material, fazendo o Policarbonato começar a ganhar popularidade.


O Policarbonato é um plástico versátil, resistente usado para uma variedade de aplicações, desde janelas à prova de balas para os discos compactos (CDs). A principal vantagem do policarbonato sobre outros tipos de plástico é força imbatível combinada com peso leve. Enquanto o acrílico é 17% mais forte que o vidro, policarbonato é quase inquebrável.

Janelas à prova de balas e caixas como pode ser visto dentro dos bancos ou nos veículos blindados são em sua maioria feitas de policarbonato. Adicione a isso a vantagem do policarbonato é que apenas um terço do peso de acrílico, ou um sexto tão pesado como o vidro, o único inconveniente é que ele é mais caro do que qualquer um deles acrílico ou vidro.

Discos compactos e discos versáteis digitais (DVDs) são talvez os exemplos mais facilmente reconhecido de policarbonato. Provavelmente você já guardou seus arquivos em um CD gravável, e depois tentou quebrá-lo antes de jogá-la fora, então você sabe o quão difícil foi quebrar o policarbonato! 

Hoje o policarbonato é usado para fazer os óculos por causa de sua excelente transparência, durabilidade e alto índice de refração. Isto significa que a luz se dobra em um grau muito maior do que o vidro ou outros plásticos de igual espessura. Desde lentes que precisão curvar a luz para a visão correta, lentes de policarbonato pode ser muito mais finas que o vidro ou o plástico convencional, tornando policarbonato o material ideal para receitas pesadas. Finas lentes de policarbonato dá uma visão correta nitidamente sem enfrentar a distorção ou o tamanho dos olhos, no entanto, essa lente é extremamente fina virtuais indestrutível, um fator de segurança importante para as crianças e os adultos ativos.


Lentes de policarbonato também são usados ​​em óculos de sol de qualidade que incorporam filtros para bloquear ultra-violeta (UV) raios UV e quase-raios. As lentes também podem ser polarizada para bloquear o brilho, e sua alta resistência ao impactoos torna perfeitos para esportes. Muitos fabricantes de óculos de policarbonato escolhem-o porque pode ser facilmente moldado sem problemas como rachaduras ou divisão, resultando em uma peça extremamente leve, sem distorção, sendo óculos da moda que apresentam todos os benefícios de saúde e os médicos recomendam.

Policarbonato também é usado na indústria eletrônica. IMac original da Apple apresenta o policarbonato misturado com cores claras para algumas caixa do computador transparente. Muitos telefones celulares, pagers, laptops e também usam policarbonato transparente ou opaco em sua caixa.


Outros usos para policarbonato incluem: gabinetes de efeito estufa, faróis de automóveis, dispositivos elétricos, Coberturas/telhados, aplicativos de indústria médica, embora a lista é praticamente interminável . 

Um pouco menos tóxico do que o cloreto de polivinila (PVC) para produção de policarbonato, no entanto, requer produtos químicos tóxicos em sua fase de produção. É, no entanto, totalmente reciclável ​​e ambientalmente preferível ao PVC. Portanto para as quais que seja a aplicação o policarbonato pode ser usado isso devido a sua excelente transparência, diversidade de cores, diversos formatos e sua durabilidade.

5 comentários:

  1. Olá!

    Fazemos um produto com camadas de Policarbonato. Algumas unidades estão quebrando em vários pedaços. Testamos o material e evidenciamos que a composição era realmente policarbonato. Em meu processo, o produto esquenta até próximos a 200°C e resfria lentamente (não era para ficar frágil e quebradiço). Já viram algo assim? O que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Um consultor de ótica me disse que o policarbonato apesar de ser muito resistente não se da muito bem com química. Ele citou que algumas borrifadas de perfume, por exemplo, podem vir a danificar uma lente. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a lente poli carbonato dizer que não quebra mais já peguei lente de cliente que trincou ela e ou não em quebravel

    ResponderExcluir